Uma visão à escala europeia deste problema dos “Serviços Adicionais” em facturas de telemóveis:

A partir dos dados de cobertura de serviço da txtNation um dos maiores fornecedores e revendedores mundiais deste tipo de serviço e analisando apenas alguns países europeus concluímos que:

O Premium MT SMS é proibido na Georgia e Estónia

O Direct Operator Billing é proibido em quase todos os países analisados (com a notável excepção de Turquia e França e dos que não bloqueiam nenhum tipo de SVA)

O Number Lookup (HLR) é proibido apenas na Croácia e França

O JunglePay é proibido apenas em Itália (!)

Países como Dinamarca, Reino Unido, Bélgica e Irlanda são os únicos países europeus analisados que não barram ou bloqueiam nenhuma destas tecnologias de SVA.

Portugal encontra-se entre os países mais permissivos bloqueando apenas o Direct Operator Billing. A multiplicação dos casos de SVA nos últimos meses indica que o Legislador deve agora e reforçar os mecanismos legais de protecção dos clientes das operadoras móveis.

 

Premium MT SMS:

Permite cobrar um valor por uma determinada peça de conteúdo online após o envio de uma mensagem com uma password que permite completar a transacção online.

 

Premium MO SMS:

Permite cobrar um valor por uma determinada peça de conteúdo online após o envio de uma mensagem com uma password que permite completar a transacção online. É iniciado por SMS Short-Codes p.ex. “Esceva PAGO para 60999” esta mensagem inicia a transacção que pode ser faturada.

 

Direct Operator Billing Gateway:

É a forma preferida pelas empresas de SVA mas é proibida na maioria dos países europeus (como Portugal) e permite através de um único clique realizar pagamentos dentro de aplicações mobile

 

HLR Number Lookup (Advanced):

Permite obter informação sobre o subscritor do serviço móvel como a sua rede e localização. Também é conhecido por “Number Portability lookup” ou por “MSISDN lookup”. A partir do HLR as empresas de SVA conseguem fazer um “Virtual Location Register Lookup” (VLR)

 

Virtual SIM:

É um método de alto desempenho para receber até 50 SMS por segundo (muito mais que o normal)

 

JunglePay:

Obriga a inserção de código para envio de SMS. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito ou debitado na operadora de telemóvel.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s