A tecnologia (sumário) por detrás dos SVAs (Serviços de Valor Acrescentado)

A tecnologia usada pelas empresas de Serviços de Valor Acrescentado (SVA) que facturam diretamente nos telemóveis é conhecida, neste meio muito opaco e que vive sobre a margem da Lei, como “MSISDN Forwarding”, “Header Enrichment”, “WAP Billing”. “Silent Billing”, ” MT Reverse Billing Services” (designação usada pela Vodafone Portugal) e “Online Billing Solution” (como o JunglePlay da txtNation).

O modelo de negócio é descrito por um dos maiores fornecedores de serviços de billing de SVA, a txtNation no seu site: “Com a maioria dos utilizadores europeus com subscrições pós-pagas (e não com créditos pré-pagos), e a percentagem de utilizadores de pós-pagos a subir, está (SVA) em boa posição para maximizar a “extracção de rendimento” dos utilizadores com menor mensagens falhando por causa de “sem crédito”.

http://gateway.txtnation.com/coverage/sms/premium/europe/

A expressão “extracção de rendimento” é notável naquilo que revela das intenções destas empresas…

Através desta tecnologia um cliente de uma rede móvel (com dados activos) acede a um website e paga (geralmente sem se aperceber de tal) ou subscreve o serviço através de “um único clique”. A rede móvel (MEO, Nos ou Vodafone) depois do clique único passa o MSISDN através dos cabeçalhos da página móvel para o SVA. Isto significa que o utilizador final não tem que introduzir nenhum detalhe, oferecendo aquilo a que os SVA (um tanto hipocritamente) designam por “experiência de pagamento rápida e simples”. Esta “experiência” depende do uso (dependendo da rede móvel e da regulação a aplicar, país a país) e de tecnologias como o “Direct Operator Billing”, do “Premium SMS Billing”, entre outras menos usadas, mas que dependem todas do dito “MSISDN Forwarding” para conseguirem funcionar.

Em http://www.txtnation.com/mobile-billing/msisdn-forwarding/#coverage é possível observar os países que suportam esta tecnologia e as limitações dentro de cada método que existem a nível de cada um.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s